sábado, 28 de agosto de 2010

Bye, Bye, Baby Boomers

Por: Vitor M. Trigo
vitor.trigo@gmail.com
19 Janeiro de 2009

Caricato que as pessoas como eu, avós ou com idade para tal, continuem a ser chamados de Baby Boomers (BB). E ainda mais espantoso é que a maioria dos meus “compagnons de route” se continua a considerar com estatuto de BB, desdenhando de tudo o que tem vindo a suceder no mundo, quer seja a nível da música (“pouco se aproveita a partir dos anos setenta”), da intervenção política (“ah que saudades da genuinidade do Maio de 68”), da utilização de excitantes (“não se pode comparar haxixe e LSD com heroína, crack ou ecstasy”), etc. etc. etc.
Até na escolha das designações que atribuímos às gerações seguintes, transbordámos em frieza – X, para os nascidos entre inícios de 60 e fins de 70; Y, para os que conheceram o mundo entre princípios de 80 e fins de 90. De facto, fomos parcos em generosidade e generosos em juízos prévios.

Como estereotipámos os Xs?

Com alguma insistência mas escassa evidencia gostamos de evidenciar a infelicidade dos Xs em ambiente laboral. Não apreciamos as suas posições conservadoras face aos constantes desafios de mudança, consideramos que são pouco humildes no reconhecimento dos seus fracos conhecimentos, apontamos as exigências de tempo para investimento pessoal e familiar como falta de empenhamento e dedicação.
Esquecemo-nos de incluir nas nossas análises porque são assim, quanto nós contribuímos para tal, e que interesses suportam as suas posições.

E que dizer dos Ys?

A nossa capacidade para entender a vida a que os Ys aspiram ainda é mais deficitária. Para os Ys fidelização a uma empresa ou construir paulatinamente uma carreira profissional não faz qualquer sentido; as ideias que partilham em fóruns tecnológicos virtuais rompem e desrespeitam o status; não guardam quaisquer memórias vividas de grandes ideais; não conheceram a guerra-fria, não conviveram com o Muro de Berlim nem com a sua queda, não conheceram as dificuldades que seus avós e pais tiveram de vencer para chegarem ao sucesso, habituaram-se a ter direitos sem contrapartidas de compromissos; para eles as guerras são acontecimentos que os media transmitem como se de uma qualquer aventura se tratasse; consomem, sem esboço de indignação, fast-food de inferior qualidade, enquanto as televisões divulgam massacres humanitários em nome de pretensas justificações religiosas ou simples poderes instituídos.
Gostam, no entanto, mais de ser conhecidos por geração net ou geração milénio, evidenciando as suas convicções fracturantes, do que assumindo a sucessão duma geração de incógnitas (X, Y, e Z sempre foram as clássicas designações matemáticas para entidades pouco ou nada definidas).

A transmissão de poderes

Chegou a hora da mudança. De forma evolutiva ou transformacional chegou a hora. A 20 de Janeiro de 2009, Barack Obama, um X nascido em 1961, encerra o período de 16 anos dos antecessores Bill Clinton e George Bush, ambos BBs nascidos em 1946.
As esperanças do mundo em grandes transformações são enormes. Curiosamente, Obama formou a sua equipa com base em políticos experientes, muitos ex-colaboradores de Clinton, marcadamente BBs. A maioria dos analistas pensa que esta decisão se prende à necessidade de criar sinergias entre a generosidade dos Xs e o idealismo e vontade de mudança que os BBs preservam e alimentam.
Esta poderá ser a fórmula do êxito para as empresas, também. Há que responder com inteligência e convicção aos principais obstáculos das sociedades actuais – falta de transparência; insuficiente responsabilidade individual e institucional; desprezo pelos valores éticos; consulado do capital e dos bens materiais; ausência de ideologias; administração da produtividade em lugar da exploração desenfreada; globalização humanizada, com incentivo à diversidade. Variadas são as dimensões onde os BBs podem desempenhar papéis cruciais.
Peter Drucker e Charles Handy há muito definiram a questão – estamos a construir a Sociedade do Conhecimento, e devemos pensar e agir como tal. Temos de rever o conceito de competência. Competência é o conjunto de características individuais que indicia prestações de excepção. Habituámo-nos a centrar-nos nas capacidades e conhecimentos técnicos (Hard Skills). São esses os fundamentos exclusivos das nossas escolas e as preocupações nos processos de selecção e promoção. Finalmente descobrimos que a este rol de quesitos temos de acrescentar as competências relacionais, comportamentais, ou se preferirmos a Inteligência Emocional (Soft Skills).

A reforma dos BBs é um luxo insuportável

A esperança de vida está a aumentar, situação que introduz novas realidades nos fundamentos da sociedade actual e nos seus pressupostos financeiros. Toda esta problemática exige revisão. Por seu lado, os BBs não estão dispostos a trocar a vida activa por exclusivo lazer, por outro a Segurança Social não pode suportar os encargos com reformas incrementalmente mais longas. Calcula-se que, desde que se estabeleceu como idade de reforma os 65 anos, que a esperança de média de vida tenha aumentado cerca de sete anos, o que é insustentável. Como construir novos paradigmas?

Procuram-se soluções

Os próprios BBs, sugerem algumas: Trabalhos a prazo, por projecto, intercalado com períodos de lazer (42%); Trabalho a Tempo Parcial (16%); Criação de Empresa própria (13%), Trabalho a Tempo Total (6%). As percentagens correspondem aos resultados dum inquérito da responsabilidade da Merrill Lynch [1]) . Releve-se que somente 17% dos inquiridos declararam jamais pensarem em regressar a actividades remuneradas.
Não estamos face a uma questão exclusivamente de proveitos e despesas. O referido inquérito revela uma constatação crucial – 43% dos BBs revelam-se mais preocupados com “colocar os outros primeiro”, ao passo que só 4% se declaram preocupados com “eu em primeiro lugar”. Esta revelação pode ser surpreendente. Podem até os números estarem inflacionados. Mas é, por certo, uma vantagem incalculável na criação do futuro.
Nunca nenhuma geração beneficiou de apoio tão culturalmente esclarecido como os Xs. Não podem dar-se ao luxo de desperdiçar tamanho património. As Nações Unidas calculam que existam mais de 51000 organizações comunitárias e não lucrativas, todas procurando ajudar na construção de novas formas de vida para além do que nos habituámos a considerar no trabalho remunerado – um estatuto social.

______________________________

[1] http://seniorliving.about.com/od/retirement/a/newboomerretire.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário